quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Brevíssima Análise de um Momento Recente

Photografie: João Sassi

"Respeitar esses rios e essas bacias é algo fundamental. Isso está sendo feito. Nós, hoje, estamos cuidando dos nossos mananciais, e isso significa desenvolvimento sustentável".

São palavras proferidas pela Ministra Dilma, na tarde de ontem, durante apresentação de obras de saneamento incluídas no PAC.

Estavam presentes 7 Governadores de Estado. Lula não foi por conta da agenda (que o atrasou). A imprensa toda notou que as palavras da Dilma eram, na verdade, palavras do Lula. A Ministra leu o discurso do Presidente ausente.

Está óbvio que o Governo sabe que a bandeira ambiental não lhe pertence. Está óbvio que a mídia os denunciará a cada palavra verde proferida, acusando-os de uma espécie de "plágio de lataforma eleitoral" .

.
Mas... Mas, o Brasil é um gigante que não lê e não se informa. Donde se conclui que somente a classe média dita informada estará por dentro desses acontecimentos. Dirão, "Esse discurso é da Marina!". Serão palavras ao vento, pois o Governo entende perfeitamente que ao POVO, o discurso lhe parecerá novo; e mais, legítimo.


Marina Silva não é conhecida dessa gente, uma gente que pouco ouviu, aprendeu ou pode escutar sobre os conceitos de desenvolvimento sustentável. Uma gente que tem rádio e TV - coisa que Marina não "tem" (e que o Governo "tem" de sobra).
.
O discurso da sustentabilidade desenvolvimentista, portanto, será feito com total desfaçatez por aqueles que, até ontem tinham o verde apenas como uma cor - desimportante, mas, ainda assim, uma cor.


7 comentários:

Amarilis disse...

Realmente, João.

Ainda vai demorar um pouco pra que nosso POVO receba informação de fontes variadas... E o que é mais difícil ainda, que seja capaz de interpretar esse mundo, cheio de nuances de toda cor.

Quando isso tudo acontecer, o Brasil será uma democracia e os brasileiros serão chamados cidadãos.

Beijo.

Ludverde disse...

ESpero que tenha se alimentado de espinafre, pois só mesmo com muito, muito, muito espinafre é que seremos capazes de aguentar o rojão.
De falso moralismo fui criada, sei muito bem o que é isso !!!
Que venha Dilma pra cima de mim, reconheço esse cisco mascarado de loooonge, rum !!!

O Maltrapa disse...

Pois é, Amarilis, é saudável pensar que esse dia chegará, e lúcido concluir por que não "querem" que chegue.

beijão,

O Maltrapa

___________________________________

Lud Lu, você não existe! Seus comentários são impagáveis!!!

Beijo de Vida,

O Maltrapa

O Maltrapa disse...

Belas palavras JJ. Pena que o POVO não as lerá...
...Será?
beijo

O Maltrapa disse...

Joao,


esse texto ficou muito bom. Eu se fosse vc :) fazia um blog paralelo!! e incluia esses textos mais vinculados à politica e seus estudos mais práticos! Acho que nao ia te faltar inspiração e tem muito por se falar, especialmente, nesse momento. Quem sabe um dia vc nao compila tudo e sai seu livro sobre a Marina, que eu tanto gostaria de ver :)


Abracos da Inglaterra,


Caroline

Sarah disse...

João!
concordamos neste ponto, conforme tu salientou!
E eu sonho, com a vitoria verde!

O Maltrapa disse...

Sarah!

Mais uma vez, nota-se seu senso coletivista: uma vitória verde é a vitória da vida; a vitória de todos nós.

Avante!

O Maltrapa