terça-feira, 16 de novembro de 2010

Angawa!


Alexandre leva a vida muito às claras.

Vive com sua namorada, mas também vive dizendo a ela que é “muito safado”. Alexandre gosta de todas as mulheres do mundo. Ele é muito sincero; canalha, mas sincero.

Sua namorada está sempre fora, trabalhando. Já ele, está quase sempre em casa, pelo jardim, olhando a paisagem pelo espelho do seu próprio olhar. Quando ela volta para casa, ele lhe dá pouca atenção, quase nenhuma; prefere ficar fumando maconha com seus amigos vizinhos.

Ela fica dentro de casa, resignada, preparando algo de gostoso para quando Alexandre ficar com fome. E quando fica realmente muito tarde e as luzes de sua casa já estão apagadas, Alexandre fala, com sinceridade: “Melhor eu entrar...”. Ele é muito sincero.

Alexandre gosta muito de mulheres. Está sempre a elogiá-las. Ele elogia todas as mulheres que passam pelo seu jardim; elogia as amigas dos vizinhos. E as namoradas deles. E também suas esposas. Enquanto fala marotamente delas, Alexandre deixa escapar uma malícia infantil por meio de um semi-sorriso. Mas Alexandre não é muito expressivo; ele é apenas sincero.

O cachorro do vizinho gosta muito de Alexandre. Este, sempre que o vê, olha fixamente em seus olhos e diz, repetidamente: “Angawa! Angawa! O cão entende a sinceridade de Alexandre, mas não tem a mínima idéia do que “Angawa” quer dizer...

Alexandre não é de muitas palavras. Ele é apenas sincero.

Diz que já viveu com duas mulheres, ao mesmo tempo – ele adora mulheres:

- “No começo era o Paraíso... Mas depois virou o Inferno!”-, conclui, com cara de quem não sabe o porquê... Fingindo... Alexandre parece um menino. Finge que não sabe, mas sabe. Alexandre é um menino safado, mas sincero.

Além de copular e pitar, Alexandre gosta de cheirar. Rapé.
Gosta de mulher, mas quando se trata da sua, primeiro vem a erva, depois o rapé, e só depois sua mulher.

Além de ser maconheiro, mulherengo e rapezeiro, Alexandre é também muito trabalhador e prestativo. Está sempre a ajudar os vizinhos, solicitamente. Quando não está pitando, cheirando, copulando ou comendo, Alexandre está trabalhando na limpeza da fossa ou esburacando a terra. Alexandre é muito sincero e trabalhador.

Por essas qualidades, sua namorada quer se casar com ele, mas ele recusa. Como já disse, Alexandre é muito sincero. Angawa!

23 comentários:

Marcya disse...

Sinceramente? Angawa!

Marcya disse...

Adorei o texto e a foto!
:o)))

Márcio disse...

O maluco está sempre em casa, pelo jardim, olhando a paisagem, cantando o mulherio que passa ... e é muito trabalhador?! Só se estivermos falando da segunda profissão mais velha do mundo, escriba ...

O Maltrapa disse...

Contreiras, deixe de ser pragmático, rapaz!

O cara esté sempre pelo jardim, olhando a paisagem que existe dentro de si, ao mesmo tempo em que acompanha a dinâmica do mundo ao seu redor, ora bolas; qual o perrengue?

Abraço,

O Maltrapa

*******************************

Marcello Pedroso disse...

Caramba ! Excelente o blog. Não o conhecia, agora seguindo!

Márcio disse...

Nada contra as observações que o protagonista faz diariamente, Lima Santos. Mas ele também só faz isso, de modo que chamá-lo de muito trabalhador fica esquisito, já que a criatura não parece encarar, pela sua descrição, nenhuma tarefa mais produtiva. A não ser que a profissão dele seja a segunda mais velha do mundo, ou seja, a de gigolô/proxeneta/rufião. Ficou claro agora?

O Maltrapa disse...

Cacilda, mano, quanta implicância com o estilo do rapaz! Quer dizer que ficar sentado com a bunda na cadeira, 8 horas por dia, vendendo frango por computador na Só Frango, é trabalho, enquanto pegar na enxada, não? Se liga na mensagem da fita e deixe a pseudo-vagambundagem alheia de fora, brô!

O Maltrapa

Márcio disse...

Lima Santos, um personagem tem de ser assumido com todos os seus defeitos e qualidades. Não sou de renegar minha opinião: por tudo o que você escreveu, achei deslocada a qualificação do cara como muito trabalhador.

Você deixou tudo claro no terceiro parágrafo. O início do segundo período com "Já ele", indica oposição ao primeiro período, em que se sabe que a namorada está sempre fora, trabalhando. Vai dizer que minha dedução está errada? O diretor tem de estar atento a todos os fotogranmas da fita, rapá!

O Maltrapa disse...

A oposição que a expressão "já ele" sugere é entre estar fora de casa e estar em casa, e não, necessariamente, em estar trabalhando ou não. Se duvida, releia o trecho e confira comigo no replay! Portanto, ainda que lógica, sua colocação não é pertinente.

O Maltrapa

Márcio disse...

Sua argumentação faria sentido se não houvesse, ao fim do período, o termo "trabalhando". Sua presença faz com que a idéia de oposição introduzida por "Já ele", seja dupla:

FORA DE CASA + TRABALHANDO

em oposição a

EM CASA (ou nas cercanias de casa) + OBSERVANDO/PITANDO/CHEIRANDO

A associação é óbvia! Não fosse assim, para que mencionar que a namorada trabalhava? Nada acrescentaria ao texto! Lógica e pertinência estão juntos, C.Q.D.!

O Maltrapa disse...

Quem ama o feio, bonito lhe parece, P.Q.P!

O que você não atentou (ou não aceitou) é que a contraposição entre ela estar fora e ele em casa não implica em um estar trabalhando e o outro não. Ele poderia perfeitamente estar trabalhando com uma enxada à mão enquanto filosofa para com seus botões sobre a vida, em meio ao jardim, tal como foi descrito.

Márcio disse...

Lima Santos, peço que você aceite, no melhor estilo Paulo Coelho (que também tem qualidades, não só defeitos), o texto publicado com todas as suas virtudes e limitações. E viva as ilações e idiossincrasias, pois a minha verdade nunca será - ainda bem - a sua, e vice-versa!

P.S. Mas não se esqueça de que implicar é transitivo direto!

Eliana Lucena disse...

João seu herói tupiniquim está mais pra Macunaíma.
Belo texto mais uma vez! bj

O Maltrapa disse...

Hahaha! É verdade, Eliana!
Só faltou o famoso, "Ai, que preguiiiiiiiiiiiiiiiça..." :D

Beijos sinceros,

O Maltrapa

Adriana Ramos disse...

Também não conhecia o blog ainda, gostei muito, parabéns!

O Maltrapa disse...

Beleza pura sem mistura, Adriana! Agora, que você chegou, vou tentar manter o 'nível', hahahaha!

Valeu pelo visita!

Beijo grande,

O Maltrapa

Anônimo disse...

Excelente texto!
Bj.
Laura.

Luna disse...

Nossa, rolou todo um debate, e eu só queria dizer que Alexandre tem muitos seguidores por aí, nesse mundão a fora.

Eu mesma caí nas graças de um Alexandre assim, hoje em dia, quero distância! haha

Beijos!

O Maltrapa disse...

Sabe o que que é, Luna? O coraçao tem razoes que a própria razao desconhece...

Beijones el Maltrapa, desde la Provincia de Buenos Aires!

*********************************

Gracias por tus comentários, Laura! :D

Bejones para ti, también!

El Maltrapa

Roseane z disse...

Namastê , Maltrapa!!!
Bom ler seus escritos.Tava saudosa de contato com vida inteligente.Seu texto esta absolutamente espirituoso, quase um Gregorio de Mattos ( aos meus humildes olhos , é claro!!!!)Por uma coincidência transcendental, estavámos ontem ( mulherada de bobeira), a discutir filosofia-tostine:
-É melhor ser bem-amada e mal-comida, ou, ser bem-comida e mal-amada?Porque, para a maioria, ambos são importantes, mas , por suas naturezas, absolutamente conflitantes!!!!!!hahahaha.Depois de muita risada, chegamos a conclusão que consertar o mundo, não estava dentre nossas escolhas.Já temos coisas demais p/ fazer.Quanto ao Alexandre cabe o velho ditado "existe sempre um chinelo velho p/ um pé-cansado"...... ou, " Se é de gosto dos nubentes, m...... pros parentes". bbbbjjiinns da Z.
p.s: Ainda preciso me ater á forma?Vc ainda de reforço semântico?Ou posso " entrar de sola" no conteúdo ?Se depender de minha pessoa, considere- se laureado como expoente da literatura tupiniquim.Agora já chegou a hora de filosofar.Responda , para maiores esclarecimentos.

O Maltrapa disse...

E aí, Ms. Z, por fim, apareceste! U-ha!!!

Pode entar de sola, mulher que o importante é o conteúdo; chega de modos rasos e polidos!

Gratíssimo pelos elogios, comparaçoes benfazejas e estímulos de sempre, você é uma caixa de bombom! Hahahaha!

Reuniao de mulher que quer salvar o mundo é o must, pois no final todo mundo quer a mesma coisa! E os homens agradecem! :D

Beijao portenho do Maltrapa!

Roseane z disse...

Aí Maltrapa, olha que que eu vi na traseira de uma carreta:


" Na vida você só deve acreditar em aquilo que um dia será concreto...então, converse sempre com um saco de cimento!".O que nos remete á Academia de Letras:
"Bom mesmo é ter um caminhão, meu amor....."
beijos sapientes ou abestados? Dá no mermo!!!!Escreve aí, homi!Tá cum preguiça ?Z.

Deusa disse...

Matrapa descobri.....((srsrsr ))
Ele deve ficar com o cachorro do vizinho, que adora ele e que lhe será fiel para sempre
beijoooooooo